terça-feira, 5 de julho de 2016

Computaçã em Nuvem e Computação em Névoa: suas importâncias para os Sistemas de Informação.

       Computação em nuvem consiste na utilização de serviços de processamento, armazenamento de dados e outros serviços compartilhados e interligados por meio da Internet. Os dados armazenados na nuvem podem ser acessados em qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, sem a necessidade de instalação de programas ou acessar dados na máquina. O acesso a programas, arquivos e serviços é remoto , dando a alusão a nuvem.
Há tipos de serviços, ideais para o tipo de atividade a ser contratada, como:
-Infraestrutura como serviço (IaaS);
- Plataforma como serviço (PaaS);
-Desenvolvimento como serviço (DaaS);
-Software como serviço (SaaS);
-Comunicação como serviço (CaaS);
-Tudo como serviço (EaaS);
-Banco de dados como serviço (DBaaS).
As características da computação em nuvem, basicamente, são:
-Provisionamento dinâmico de recursos sob demanda, com mínimo de esforço;
-Escalabilidade;
-Uso de "utility computing", onde a cobrança é baseada no uso do recurso ao invés de uma taxa fixa;
-Visão única do sistema;
-Distribuição geográfica dos recursos de forma transparente ao usuário.
       Para a área de Sistemas de Informação, essa nova tendência vem se tornar um auxílio para o desenvolvimento da computação moderna, com seus novos métodos e armazenamento de dados e processamento de informações. Mas, ao mesmo tempo, divide opiniões quanto ao seu custo real, pois, a curto prazo, o investimento inicial é considerado baixo em relação a implementação de um sistema de processamento físico. Por outro lado, não se sabe ao certo seu custo a médio e longo prazo, pois sua implementação no ambiente corporativo geraria alguns custos extras, como conversão da corrente de sistema da empresa, a implementação de integração, formação de pessoal e redesenho da arquitetura e processos. Para saber o real custo de sistemas baseados na computação em nuvem, é necessário sua maior divulgação no ambiente corporativo e sua implantação, mesmo correndo o risco de não haver o retorno esperado.
       E atualmente surgiu uma espécie de forma alternativa à computação em nuvem, que é a computação em névoa. Ela consiste em conduzir os dados ou processos a um terminal mais próximo do usuário final. É como uma "sala de espera"para os dados em direção à nuvem, opondo-se a ela em alguns aspectos como, por exemplo, na computação em nuvem os recursos computacionais não estão necessariamente perto do usuário. De certa forma, as duas formas de computação tem tudo para caminhar lado a lado rumo a evolução da computação moderna, proporcionando à usuários e programadores uma melhor experiência e desempenho na hora de usufruir seus recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário