terça-feira, 23 de agosto de 2016

TPS - SIstema de Processamento de Transição

Os Sistemas de Processamento de Transação (SPTs) são sistemas de suporte para atividades do dia a dia da organização que servem o nível operacional como monitorando as atividades diárias ou normais de uma empresa, controle de estoque, contabilidade, sistemas de cobrança e pagamento de contas, folha de pagamento, atendimento a clientes, fluxo de materiais, entre outros.
As atividades do SPTs compreendem em:
  • Coleta de dados: pode ser manual ou automatizada, consiste na entrada dos dados ou informações;
  • Manipulação dos dados: cálculos, classificação, disposição...
  • Armazenamento: guarda dos dados em um ou mais bancos de dados;
  • Produção de documentos: podem ser impressos ou exibidos na tela do computador.
  • Portanto, esses sistemas são valiosas fontes de dados para o nível operacional da empresa e também para os níveis mais elevados da empresa.
  • Vantagens:
  • Eliminar o uso de interfaces manuais.
  • Optimizar o fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização (eficiência).
  • Optimizar o processo de tomada de decisão,
  • Eliminar a redundância de actividades.
  • Reduzir as incertezas do lead-time (tempo de aprovisionamento).
  • Um bom sistema de informação permite ao usuário acessar, compreender e responder às informações de forma rápida e eficaz.
  • Sempre que necessário, os usuários podem obter as informações mais precisas precisava fazer uma atividade.
  • Um bom sistema de informação também oferece aos usuários uma variedade de maneiras de mudar e apresentar informações, bem como executar diferentes tarefas.
  • Para as empresas, essa capacidade - a alteração de dados em informação útil - é de valor inestimável para o bom sucesso do negócio e resolução de problemas.
  • Redução de custos operacionais e administrativos e ganho de produtividade.
  • Maior integridade e veracidade da informação.
  • Maior segurança de acesso à informação.
Desvantagens:
Por outro lado, podemos encontrar algumas desvantagens como:
  • A utilização do ERP  por si só não torna uma empresa verdadeiramente integrada,
  • Altos custos que muitas vezes não comprovam a relação custo/benefício, dependência do fornecedor do pacote,
  • Torna os módulos dependentes uns dos outros, pois cada departamento depende das informações do módulo anterior, por exemplo. Logo, as informações têm que ser constantemente actualizadas, uma vez que as informações são em tempo real (on line),
  • Excesso de controlo sobre as pessoas, o que aumenta a resistência à mudança e pode gerar desmotivação por parte dos funcionários,
  • Sistemas de informação não pode. sempre funcionar corretamente. Isto acontece por um número de razões,
  • Sistemas de quebrar, interrompendo o bom funcionamento e causando insatisfação do cliente. Por exemplo, os clientes podem ser cobrados pelos serviços errados ou para a mercadoria que não pedir.
  • Sistemas de informação com defeito podem entregar a informação errada para outros sistemas, o que poderia criar mais problemas para a empresa e seus clientes.
  • Os sistemas são vulneráveis ​​a hackers e fraudes.
  • Quando os sistemas falham empresas são responsáveis ​​por corrigir o funcionamento defeituoso de seus sistemas de informação, a fim de evitar a perda de receita e fidelidade do cliente.

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