quinta-feira, 11 de agosto de 2016

CRM (Customer Relationship Management)

O que é?
Consiste numa abordagem em que o cliente é posto como principal foco dos processos de negócio, com o intuito de perceber e antecipar suas necessidades, para então atendê-los da melhor forma, ou seja, é uma estratégia de negócio com o foco no cliente, com suas ações voltadas para as necessidades dos clientes, ao invés dos próprios produtos. Um sistema de CRM são aplicativos de informação desenvolvidos com o objetivo de auxiliar na gestão do relacionamento com o cliente, daí a diferença entre CRM  e Sistemas de CRM.


Vantagens.
Dentre as inúmeras vantagens de um CRM, podemos citar:
  • Segmentação de clientes por necessidades e interesses;
  • Definição de potencial de mercado;
  • Melhorar o Call Center (atendimento via telefone, on-line etc);
  • Registrar histórico de contatos do cliente;
  • Fidelizar clientes (Programas de fidelidade);
  • Aumentar faturamento (tpecnicas de up-selling e cros-selling);
  • Avaliação da equipe de vendas;
  • Agendamento de tarefas de usuários do sistema.


Desvntagens.
Como qualquer sistema de gestão empresarial, o CRM tem suas desvantagens, dentre elas:
  • Manutenção constante;
  • Desumanização;
  • Integração;
  • Custo e lucro.


Exemplos atuais de Sistemas de CRM.

  • SalesForce
  • Microsoft CRM
  • Oracle
  • Sugar CRM
  • Workbooks Approach
  • Inghtly
  • Zoho CRM

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