O que é?
Consiste numa abordagem em que o cliente é posto como principal foco dos processos de negócio, com o intuito de perceber e antecipar suas necessidades, para então atendê-los da melhor forma, ou seja, é uma estratégia de negócio com o foco no cliente, com suas ações voltadas para as necessidades dos clientes, ao invés dos próprios produtos. Um sistema de CRM são aplicativos de informação desenvolvidos com o objetivo de auxiliar na gestão do relacionamento com o cliente, daí a diferença entre CRM e Sistemas de CRM.
Vantagens.
Dentre as inúmeras vantagens de um CRM, podemos citar:
- Segmentação de clientes por necessidades e interesses;
- Definição de potencial de mercado;
- Melhorar o Call Center (atendimento via telefone, on-line etc);
- Registrar histórico de contatos do cliente;
- Fidelizar clientes (Programas de fidelidade);
- Aumentar faturamento (tpecnicas de up-selling e cros-selling);
- Avaliação da equipe de vendas;
- Agendamento de tarefas de usuários do sistema.
Desvntagens.
Como qualquer sistema de gestão empresarial, o CRM tem suas desvantagens, dentre elas:
- Manutenção constante;
- Desumanização;
- Integração;
- Custo e lucro.
Exemplos atuais de Sistemas de CRM.
- SalesForce
- Microsoft CRM
- Oracle
- Sugar CRM
- Workbooks Approach
- Inghtly
- Zoho CRM
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