O supply chain management (“gestão da cadeia de suprimentos”, na tradução) é o modelo de gerenciamento estratégico aplicado na “logística integrada”, ou seja, é método de tornar o canal logístico mais eficiente e competitivo, torna o fluxo de materiais e informação entre o vendedor e o comprador. Consiste num conceito que abrange todo o processo logístico de determinado produto ou serviço, desde a sua matéria-prima (fabricação) até a sua entrega ao consumidor final. O supply chain é constituído por vários integrantes, que atuam em diferentes etapas durante o processo, como: fabricantes, fornecedores, armazéns, distribuidoras, varejistas e, por fim, os consumidores.
Dentre as vantagens da implementação do SCM, podemos citar:
- A redução dos custos operacionais;
- Melhoria da produtividade dos ativos;
- A redução do tempo de ciclo;
- Redução dos custos de manutenção de estoque, transporte e de armazenagem;
- Melhoria dos serviços (entregas mais rápidas e produção personalizada);
- Crescimento da receita devido à maior disponibilidade e personalização.
Entre as desvantagens, o emprego de grande investimento de tempo e dinheiro, sem previsão de retorno a curto prazo, e a dificuldade na integração entre as cadeias de suprimento, além da dificuldade na procura dos fornecedores certos.
Para concluir, a importância dos sistemas de SCM se resume pelo fato de proporcionar um melhor controle de estoque das empresas, principalmente para empresas especializadas em vendas de produtos. Com isso se torna muito mais fácil o gerenciamento do estoque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário